Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

TJ-RS defende corregedor estadual forte

Por Frederico Vasconcelos

Do presidente do TJ-RS, Marcelo Bandeira Pereira, no jornal “Correio do Povo”, sobre a suspensão da posse do corregedor-eleito Orlando Heemann Júnior, em decisão do ministro Luiz Fux, ao julgar reclamação do desembargador Arno Werlang:

“É indispensável que os estados tenha corregedorias fortes, especialmente neste momento em que se discute os poderes do Conselho Nacional de Justiça. E nós vamos tentar sensibilizar o STF nesse sentido”.

Questionado pelo jornal “Zero Hora” sobre as alegações de que as corregedorias estaduais não têm distanciamento suficiente para agir, Bandeira Pereira diz que pensa o contrário:

“Tendemos a ser mais rigorosos justamente porque sabemos como a coisa deve ser. Dificilmente seremos enganados. E tem de ser quem conhece. Mas isso não elimina os sistemas de controle externo. Toda corporação tem de ter seus instrumentos de depuração”.

A Ajuris continua confiante que o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validará, na íntegra, o processo eleitoral do TJ-RS, garantindo o desembargador Orlando Heemann Júnior no cargo de corregedor-geral da Justiça”, afirmou Pio Giovani Dresch, que preside a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul.

Uma comitiva de magistrados gaúchos esteve em Brasília nesta semana para conversar com ministros do STF.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade