Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Wedy fará palestra nos EUA sobre Imprensa

Por Frederico Vasconcelos

Presidente da Ajufe analisará independência do Judiciário e liberdade de imprensa

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, fará palestra sobre “A Independência do Poder Judiciário e a liberdade de Imprensa na Amércia Latina”, em evento promovido por entidade que congrega associações de magistrados das Américas e pela Universidade de Miami (*). O encontro será em maio, nos Estados Unidos.

Segundo informa a Ajufe, presidentes de sindicatos de Juízes da Espanha, Itália e Portugal estiveram no Brasil para prestar solidariedade durante manifestação dos juízes federais em defesa de maior segurança para os magistrados (quatro juízes e dois promotores foram assassinados no Brasil nos últimos anos) e dos direitos e prerrogativas da magistratura.

Entre as ações da Ajufe no plano internacional, a entidade cita a defesa da juíza Maria de Lourdes Afíuni, presa na Venezuela, em virtude de decisões judiciais, no governo Chávez, e as prisões dos jornalistas equatorianos e condenação do jornal “El Universo” ao pagamento de indenização de US$ 40 milhões por criticar o governo do presidente Rafael Correa.

Ainda segundo a associação, Wedy tem feito advertências públicas no país sobre os riscos do projeto de “controle social e popular da mídia” previsto no III PNDH do Governo, por entender que oferece riscos à liberdade de imprensa.

(*) III Cumbre de Medios de Comunicación – “Cumbre de La Propried Intelectual”, realizada pela CERTAL- FLAM

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade