Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Investigação e dever de isentar inocentes

Por Frederico Vasconcelos

Do advogado e jornalista Walter Ceneviva, em sua coluna neste sábado (31/3) na Folha, sob o título “Investigação interpretada”, ao sustentar que quando um órgão do Judiciário investiga outro, ele não atua como segmento da polícia:

(…)

Ninguém está livre de ser investigado. Os fatos podem ser ou não ser relacionados com o crime, seja o investigador policial, cientista ou jornalista. Na situação que caminha para ser definida no Tribunal de Justiça de São Paulo, a investigação confirmará ou negará a legalidade de fatos econômicos. Aberta ao conhecimento de todos, mais que punir culpados, cumprirá o dever essencial de isentar os inocentes.

Da Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados, ao defender as inspeções do Conselho Nacional de Justiça e pedir ao STF que seja negado o mandado de segurança impetrado por associações de magistrados contra atos da corregedoria do CNJ:

(…)

Devemos ter o orgulho de sermos investigados, pois assim temos as condições de provar a inocência, bem como pedir a punição por eventuais abusos.

———————————————————————————————————–

(*) Acesso a assinantes do jornal e do UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade