Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Meta de Ayres Britto é o combate à corrupção

Por Frederico Vasconcelos

“Minha prioridade das prioridades será o combate à corrupção”, diz o ministro Carlos Ayres Britto, que assumirá neste mês a presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, em entrevista ao repórter Rodrigo Rangel, da revista “Veja“.

Britto terá uma curta gestão. Ele  pretende agilizar o julgamento da ação penal do mensalão. “Como presidente, vou agir com toda a brevidade. Uma vez disponibilizado o processo para julgamento [pelo revisor, ministro Ricardo Lewandowski], providenciarei sua inclusão na pauta em 48 horas”.

“O fato de ser egresso do PT não prejudica em nada a minha imparcialidade no julgamento dos processos. Não permito que a antiga identidade ideológica se reflita nos meus atos.”

Sobre a afirmação da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, de que há bandidos escondidos atrás da toga, Britto diz que, “em essência, a ministra quis dizer que o Judiciário também incide em desonestidade”. “Ela não está errada (…). Mas são fatos isolados (…). Eu só usaria as palavras que ela usou para não facilitar o terrível erro de generalização”.

“A imprensa, a meu ver, é a grande novidade transformadora do Brasil”, diz Britto.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade