Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Barbosa: “Peluso manipulou julgamentos”

Por Frederico Vasconcelos

Em entrevista a Carolina Brígido, publicada no jornal “O Globo” desta sexta-feira (20/4), o ministro Joaquim Barbosa, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, fez duras críticas e acusações ao ex-presidente do STF, ministro Cezar Peluso.

Dias antes de deixar o cargo, Peluso concedeu entrevista ao site “Consultor Jurídico“, quando afirmou que o relator da ação penal do mensalão é inseguro e dono de “temperamento difícil”.

Segundo Barbosa, na votação da Lei da Ficha Limpa, que garantiu a volta de Jader Barbalho ao Senado, Peluso “cometeu a barbaridade e a deslealdade de, numa curta viagem que fiz aos Estados Unidos para consulta médica, ‘invadir’ a minha seara (eu era relator do caso), surrupiar- me o processo para poder ceder facilmente a pressões…”

A seguir, dois trechos da entrevista:

“As pessoas guardarão na lembrança a imagem de um presidente do STF conservador, imperial, tirânico, que não hesitava em violar as normas quando se tratava de impor à força a sua vontade. Dou exemplos: Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais simplesmente para tumultuar e não proclamar o resultado que era contrário ao seu pensamento”.

(…)

No penúltimo dia da sua desastrosa presidência, o senhor Peluso, numa demonstração de “désinvolture” brega, caipira, volta a expor a jornalistas detalhes constrangedores do meu problema de saúde, ainda por cima envolvendo o nome de médico de largo reconhecimento no campo da neurocirurgia que, infelizmente, não faz parte da equipe de médicos que me assistem. Meu Deus! Isto lá é postura de um presidente do Supremo Tribunal Federal?

 

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade