Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Acesso à imprensa e acesso de insensatez

Por Frederico Vasconcelos

Sob o título “A marcha da insensatez”, o jornalista José Robero Guzzo escreve artigo na revista “Veja” criticando a pregação que o advogado Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, faz sobre a imprensa e o julgamento do mensalão.

A seguir, trechos do artigo:

(…)

Bastos é provavelmente o advogado brasileiro com maior acesso aos meios de comunicação. Aparece em capas de revista. Publica artigos nos principais veículos do país. Aparece na televisão, fala no rádio e dá entrevistas. Trata-se, em suma, do retrato acabado do homem influente.

Ė especialmente perturbador, por tudo isso, que diga em voz alta as coisas que vem dizendo ultimamente. A mais extraordinária delas é que a imprensa ‘tomou partido’ contra os réus do mensalão, a ser julgado em breve no Supremo Tribunal Federal, publica um noticiário ‘opressivo’ sobre eles e, com isso, desrespeita o seu direito de receber justiça.

(…)

Por trás do que ele pretende vender como um esforço generoso em favor do direito de defesa, o que realmente existe é o desejo oculto de agredir a liberdade de expressão e manter intacta a impunidade que há anos transformou numa piada o sistema judiciário do Brasil.

(…)

A verdade é que a pregação de Márcio Thomaz Bastos ignora os fatos, ofende a lógica e deseduca o público. De onde ele foi tirar a ideia de que os réus do mensalão estão tendo os seus direitos negados por causa da imprensa? O julgamento vai se realizar sete anos após os fatos de que eles são acusados — achar que alguém possa estar sendo prejudicado depois de todo esse tempo para organizar sua defesa é simplesmente incompreensível. Os réus gastaram milhões de reais contratando as bancas de advocacia mais festejadas do Brasil.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade