Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Mensalão: provas em fatias ou em conjunto?

Por Frederico Vasconcelos

Reportagem de Juliano Basile e Maíra Magro, no jornal “Valor Econômico” desta terça-feira (17/7), especula sobre os eventuais efeitos na forma de julgamento da ação penal do mensalão.

Segundo o jornal, a organização do julgamento poderá determinar o resultado: se os ministros do Supremo Tribunal Federal optarem pela verificação individual de cada prova, a tendência será favorecer os réus; se analisarem o quadro geral, no qual todas as evidências formam um contexto, a tendência será favorecer a acusação.

Desde abril, defensores dos réus vêm sendo recebidos em audiências pelos ministros do STF.

Ainda segundo a reportagem:  “Os advogados dos réus estão trabalhando para desconstituir provas de maneira isolada. Quanto mais provas forem desconsideradas, mais distante fica o tribunal do quadro geral traçado pelo Ministério Público”.

“Se os ministros do tribunal forem excessivamente garantistas e defenderem a necessidade de se provar ponto por ponto, a tendência é de o julgamento resultar em menos penas. Mas, se a Corte partir para uma visão geral, as condenações vão ser maiores”, conclui o jornal.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade