Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Combate à corrupção exige reforma política

Por Frederico Vasconcelos

A seguir, trechos do artigo intitulado “Corrupção líquida”, de autoria do Promotor de Justiça Roberto Livianu, vice-presidente do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD) e coordenador-geral da campanha ‘Não aceito corrupção”. O texto foi publicado no jornal “Correio Braziliense“, nesta quarta-feira (18/7).

(…)

O controle da corrupção exige planejamento estratégico e vontade política para o transformar em política pública permanente, que inclui educação para a cidadania, além da eficiência do sistema de justiça. É importante reverter a imagem de impunidade e promover mudanças legais, como criminalizar a corrupção privada, criar o confisco punitivo integral do patrimônio de corruptos e restabelecer os bilhetes de loteria nominais para evitar lavagem de dinheiro dos que se dizem “sortudos”.

Numa democracia pelos partidos, precisamos remodelá-los e modernizá-los, exigindo deles comportamento ético na outorga de legendas parlamentares e na gestão dos recursos financeiros recebidos.

Mesmo em tempos de modernidade líquida, precisamos dizer a uma só voz: não aceito corrupção! E coibir o abuso do poder econômico, com financiamento público de campanhas, voto distrital, instituição de quarentenas, limitação de mandatos parlamentares e escolha transparente e democrática de suplentes ao Senado. Precisamos com urgência da aprovação da reforma política. Que prevaleça o espírito republicano e o interesse do Brasil!

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade