Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Grael: “Sou mais um caso de impunidade”

Por Frederico Vasconcelos

A jornalista Daniela Ambrósio, do jornal “Valor Econômico“, convidou para almoço no Bar e Restaurante Urca, no Rio, o iatista e medalhista olímpico Lars Grael.

“Ele surpreende pelo jeito franco de ser”, narra a repórter no suplemento “Eu & Fim de Semana” (27, 28,29/7). Em 1998, Grael teve a perna decepada, quando participava de uma regata, em Vitória (ES). Uma lancha invadiu a área de competição e atropelou o seu barco.

Daniela registra que o esportista fala abertamente, “não usa eufemismos para abrandar o drama que viveu”. Segundo ela, essa facilidade e espontaneidade certamente vem das palestras que ministra sobre valores esportivos, motivação e superação.

O que incomoda Grael está nos parágrafos seguintes da entrevista:

Em outubro de 2003, Carlos Guilherme Lima, que dirigia embriagado o iate do pai, foi condenado a pagar a Lars Grael R$ 2,84 milhões e pensão mensal vitalícia de R$ 7,34 mil. A indenização nunca foi paga. “Nem um único centavo”, Lars revela. Seu advogado tentou executar bens, diz ele, mas o empresário havia tirado o que havia em seu nome. “Entre a decisão da Justiça e o cumprimento, existe um abismo muito grante”, afirma.

O tom de voz se mantém aquele mesmo que passeou por diversos assuntos sem censura ou tabu, mas, quando a conversa envereda para a indenização, a feição de Lars muda instantaneamente. “Confesso que nem penso mais nisso. Sou mais um caso de impunidade no país da impunidade”, diz. E continua, visivelmente, indignado. “Não é um privilégio meu, acho que o revoltante é o sistema judiciário como um todo. Nada do que aconteça vai devolver o que eu perdi, eu raramente falo e não gosto de falar sobre isso, só me dá gastrite”, acrescenta e interrompe o assunto.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade