Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Os dois enfoques da inspeção no TJ-SP

Por Frederico Vasconcelos

Segundo informa Pedro Canário, no site “Consultor Jurídico“, a inspeção no TJ-SP terá dois enfoques: o atraso nos julgamentos e a corrupção dos magistrados.

Ainda segundo o site, das duas prioridades escolhidas pela Corregedoria do CNJ, a que vai receber mais atenção é a corrupção. Apesar de Eliana Calmon ter afirmado que “não há um problema mais sério que o outro”, pois “as duas situações preocupam”, disse que, com os atrasos, pretende ser “mais tolerante, porque temos consciência de que a primeira instância está sucateada”.

“Encontramos verdadeiros heróis na primeira instância, diante da enxurrada de processos que recebem. Isso é provocado pela falta de estrutura, reconhecemos isso”, disse a corregedora. “O CNJ só tem condições de resolver esses problemas no longo prazo”.

Ainda segundo o site, a ministra afirma que apenas 2% dos mais de 2 mil magistrados do estado são alvo de denúncias de corrupção.

O presidente do TJ-SP, Ivan Sartori conta que, no último ano e meio, só dois casos foram comprovados — e os juízes devidamente condenados.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade