Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Ajufesp contra tentativa de submissão

Por Frederico Vasconcelos

A Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul) divulgou nota de apoio à iniciativa da Ajufe, Anamatra e AMB, que impetraram mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal contra ato da presidente Dilma Rousseff, reduzindo a proposta orçamentária do Poder Judiciário.

Eis a íntegra da manifestação:

A Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul – AJUFESP vem a público enaltecer e empenhar seu irrestrito apoio à atitude tomada pela AJUFE, ANAMATRA e AMB que protocolaram recentemente uma ação mandamental em face do ato da Chefe do Executivo Federal que reduziu unilateralmente a proposta orçamentária do Poder Judiciário a ser encaminhada ao Legislativo para o ano de 2013.

A postura reafirma o compromisso de atuação firme das associações representativas da magistratura em defesa da Constituição, do equilíbrio e separação dos poderes e pelo constante fortalecimento das instituições democráticas.

O ato impugnado vai de encontro à harmonia e independência dos órgãos do poder estatal e demonstra uma indevida tentativa de submissão do Poder Judiciário por parte do Executivo.

A medida é adequada e eficiente, colocando a questão em debate na seara própria que é o Supremo Tribunal Federal, guardião maior da Constituição e responsável pela incolumidade, em última instância, dos pilares do nosso estado democrático de direito.

Confiamos numa solução célere e que preserve a higidez de nossas instituições democráticas.

A Diretoria

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade