Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Perfil de magistrado discreto e reservado

Por Frederico Vasconcelos

No site “Consultor Jurídico“, o desembargador aposentado Vladimir Passos de Freitas, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, traça um perfil do ministro Teori Zavascki, que foi vice-presidente daquela Corte na gestão de Ellen Gracie (1997-1999).

Eis alguns episódios narrados no artigo:

(…)

Certa feita, um colega de outro estado ocupou uma sala na primeira instância onde atendia a amigos e outras pessoas nas sextas-feiras. Informado do fato, o presidente Zavascki proibiu imediatamente o uso da sala para tal fim. Com toda razão, pois juiz não pertence a órgão consultivo e nem deve se dedicar a atendimento público como é comum entre os políticos. Isto é óbvio, mas poucos teriam coragem de cercear a atividade de um colega de tribunal.

Em outra oportunidade, visitando como presidente a Subseção de Guarapuava (PR), demonstrou seu poder de integração com os colegas de primeiro grau. Convidado a participar de um rafting nas águas geladas do rio Bananas, Teori Zavascki não só aceitou como se destacou pelo entusiasmo. Poucos fariam isto.

(…)

É possível citar a discrição como uma de suas características. Discreto, reservado, Teori Zavascki jamais fará críticas a colegas, votos irônicos ou entrevistas bombásticas.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade