Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Formar policiais para respeitar direitos

Por Frederico Vasconcelos
Do jurista José Afonso da Silva, ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo no governo Mário Covas (PSDB), em entrevista a Angela Pinho e Danilo Thomaz, na revista “Época”, sobre as críticas à Polícia Militar:

Na Polícia Militar, há pessoas muito bem formadas. Mas ela também, muitas vezes, é preparada para a violência. Quando cheguei à Secretaria, a escola de soldados preparava para matar. Na minha gestão, o comandante tinha a obrigação de formar policiais para respeitar os direitos fundamentais. Porque a polícia não tem de ser preparada para matar. A polícia tem de ser preparada para prender e gerar as condições necessárias para um julgamento justo daqueles que foram presos. A Polícia Militar precisa ser controlada. Agora, se estimular, é muito pior. Ouvi uma frase do governador: ‘Quem não resistiu está vivo’. Isso é um estímulo à matança, porque nem se sabe exatamente como ocorreu o fato para dizer que foi um caso de resistência.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade