Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Tarso Genro: ação do mensalão é exemplar

Por Frederico Vasconcelos

“Seria debochar da Justiça e dos inquéritos achar que todo mundo é inocente”

De Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, ex-ministro da Justiça e ex-presidente do PT, em entrevista a Lisandra Paraguassu, no jornal “O Estado de S. Paulo“, nesta terça-feira (9/10):

Essa questão do mensalão tem dois processos. Um é o judicial, que devemos tomar como um processo dentro do Estado de direito, democrático, cujo desenvolvimento e resultado têm que ser respeitados, sejam eles quais forem.

Esse processo judicial foi feito dentro dos parâmetros completos da legalidade. Ninguém sofreu violência para depor, ninguém teve seu direito de defesa negado, nenhum juiz foi pressionado, seja pelo Estado, seja pela autoridade policial para tomar qualquer atitude.

Então, este é um processo que deve ser tomado como um exemplo para o País.

Em outras oportunidades isso não foi feito. O caso mais gritante é o processo sobre a compra de votos para reeleição de Fernando Henrique.

O segundo aspecto é um processo paralelo de disputa política sobre os acontecimentos. E nesse sentido eu acho que há uma profunda desigualdade, que é o fato de 90% da grande mídia fechar uma posição favorável à condenação e fazer uma campanha sistemática de culpabilização de todos, sem qualquer tipo de reserva. Isso tem consequências políticas.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade