Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

De Sanctis: corrupção no Brasil é sistêmica

Por Frederico Vasconcelos

Nos EUA, juiz se diz preocupado com projetos para a Copa e Olimpíadas

O juiz federal Fausto Martin De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, foi tema de post no blog “Corruption Currents”, do jornal “The Wall Street Journal“. O site é especializado em notícias e comentários sobre temas como lavagem de dinheiro, propinas e medidas contra o financiamento do terrorismo e do crime organizado.

De Sanctis encontra-se nos Estados Unidos, cumprindo um programa de pesquisas no Judiciário e proferindo palestras em universidades e instituições financeiras.

Reportagem de C.M. Matthews destaca declarações de De Sanctis, para quem o Brasil tem feito progressos no combate à corrupção, mas ainda enfrenta desafios significativos.

Num painel promovido pelo Banco Mundial, na última quarta-feira, o juiz afirmou que a corrupção no Brasil é sistêmica.

Ele alertou para a expectativa de corrupção nos projetos de infraestrutura para o país sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

De Sanctis disse estar preocupado com os contratos bilionários para a realização dos dois eventos esportivos.

O magistrado mencionou o julgamento do mensalão, que tem suas raízes em mudanças legais e institucionais no sistema de justiça nos últimos vinte anos.

Para De Sanctis, “esta talvez seja a maior mudança em nossa luta contra a corrupção”.

Os desafios permanecem, mas a expectativa do juiz é que tenham sido lançadas transformações institucionais profundas no combate à criminalidade.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade