Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Mensalão: fatiamento dissecou o esquema

Por Frederico Vasconcelos

De Ana Lúcia Amaral, Procuradora Regional da República aposentada, sobre o julgamento da ação penal do mensalão, em comentário enviado ao Blog:

Por força de tantas e tantas vezes o errado ter dado certo, quando assim não acontece os beneficiários diretos e indiretos da impunidade ficam atônitos.

Assistimos, nos últimos tempos, a anulações de investigações, matando processos em já estado avançado de evolução, diante da repetição, como mantras, de postulados constitucionais pelas defesas feitas pelos mesmos patronos dos réus do denominado mensalão.

O ministro Joaquim Barbosa, diferentemente dos novelistas brasileiros, contou de forma brihante o enredo trazido na denúncia: com começo, meio e fim. Não esqueceu de fatos, costurando-os de forma coerente até para leigos.

Enquadrou fatos a normas penais, comportamentos a seus autores/agentes, analisando a capacidade de cada conduta na realização do intento criminoso, fixando a responsabilidade de cada um dos envolvidos.

Não sou admiradora do ministro Gilmar Mendes. Todavia, tenho que reconhecer que seus votos foram elaborados com tal qualidade técnica, distanciando-o de votos outros, em episódios lamentáveis.

O tal fatiamento, tão criticado, foi a forma mais didática com a qual foi dissecado, ao vivo, o corpo de um esquema criminoso.

Quem não quer entender, que se faça de desentendido, mas não substime a inteligência alheia.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade