Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

A viagem sem volta, segundo Ayres Britto

Por Frederico Vasconcelos

A seguir, trechos do discurso do presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, nesta segunda-feira (5/11), no “VI Encontro Nacional do Judiciário”, em Aracaju (SE):

“Vivemos novos tempos, de maior transparência, de um Poder Judiciário mais republicano, com compromisso mais vivo com ética, civismo e democracia”.

(…)

“Não estamos apenas, mecanicamente, mudando nossos comportamentos, estamos mudando de mentalidade, em uma viagem sem volta”.

(…)

“Judiciário subserviente, que decide de acordo com interesses da copa e da cozinha palaciana, trai a cidadania e corrompe a Constituição. Juiz covarde, receoso de retaliações, é um juiz que trai sua missão”.

(…)

“Como julgador de fato, só deve falar nos autos; mas quando é eleito para cargo de administração, tem sim contas a prestar com a sociedade, tem de se relacionar bem com a mídia, dando mais transparência e visibilidade ao trato da coisa pública”.

(…)

“As partes não podem ficar ignoradas à sua própria sorte e ter de recorrer ao advogado para entender a linguagem hermética, pedante e fechada do próprio magistrado”.

 

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade