Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Procuradores apoiam paralisação de juízes

Por Frederico Vasconcelos

ANPR: “Ter uma magistratura fraca significa ser um país enfraqucido”

A Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR) emitiu nota de apoio à a mobilização de juízes federais e de juízes do trabalho, que buscam chamar a atenção da sociedade para a desvalorização de suas carreiras.

Segundo informa a entidade, assim como os juízes, os procuradores da República também enxergam na atual falta de negociação por parte do Poder Executivo uma política clara de desprezo por sua carreira.

“A política de governo que picotou a autonomia orçamentária do Ministério Público e do Poder Judiciário é a mesma que, em seguida, determinou o aumento linear aos cargos de confiança”, alertou o presidente em exercício da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, durante a cerimônia de mobilização dos juízes realizada em Brasília, nesta quarta-feira (7/11).

Para Cavalcanti, restaram desmontadas as teses e os falsos argumentos econômicos que poderiam justificar a falta de recomposição salarial das carreiras. “É isso que queremos mostrar para a sociedade, porque ter uma magistratura fraca significa ser um país enfraquecido”, afirmou José Robalinho.

O pleito foi uníssono entre os representantes de todas as entidades de classe, que ressaltaram a importância de ver os subsídios dos magistrados reajustados de forma compatível com as exigências impostas às suas carreiras.

Além da ANPR, também participaram da mobilização os presidentes da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMAGIS/DF), Gilmar Tadeu Soriano, e da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Antonio Marcos Dezan.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade