Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Barbosa deverá eliminar herança de Peluso

Por Frederico Vasconcelos

Contra o excesso de sigilo, processos terão o nome completo de investigados

Reportagem de Carolina Brígido, em “O Globo” nesta quinta-feira (15/11), revela que uma das primeiras providências do ministro Joaquim Barbosa, quando assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal, será derrubar a regra pela qual o sistema de busca do tribunal exibe apenas as iniciais dos investigados em processos, mesmo que não tenha sido decretado segredo de justiça no caso específico.

Trata-se de uma herança da gestão de Cezar Peluso.

No período, vale lembrar, a prática não foi mantida pelo ministro Celso de Mello, defensor da transparência, em dois processos dos quais foi relator. Graças a essa preferência, tiveram seus nomes por extenso nas capas de processos os ministros do Superior Tribunal de Justiça Ari Pargendler (alvo da Petição 4848, sobre suposto assédio moral a um estagiário) e Eliana Calmon (a quem o ex-presidente da Ajufer, Moacir Ferreira Ramos, acusou de crime contra a honra no Inquérito 3209, extinto por Celso de Mello).

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade