Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Lamúrias e defesa do consumidor

Por Frederico Vasconcelos
Do jornalista Janio de Freitas, em coluna sob o título “O Poder dos Poderes”, nesta quinta-feira (15/11), na Folha, ao comentar a afirmação do ministro Ayres Britto, para quem “o Poder Judiciário é o mais cobrado, o mais exigido e o menos perdoado”:
(…)

O Judiciário não é “exigido” em nada e por ninguém. Nem pode sê-lo. O povo e os outros dois Poderes não têm como exigir-lhe coisa alguma -assim o regime o exige. Nem sequer pode influir em sua composição: para a primeira e a segunda instâncias há concurso e, também para a segunda e as últimas, há a escolha e o lobby.

O “menos perdoado”? Se nada é “cobrado”, nada é ou pode ser “exigido” -a despeito do que todos sentem e o próprio Conselho Nacional de Justiça reconhece-, o perdão é, na prática, absoluto. E até premiado. Nenhum dos Poderes goza de mais conforto e maior luxo, nos seus níveis superiores, do que o Judiciário.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade