Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Empresas patrocinam Congresso da AMB

Por Frederico Vasconcelos

Reportagem de Aguirre Talento, na edição da Folha neste domingo (25/11), revela que a Norte Energia, empresa responsável pela usina de Belo Monte (PA) e que responde na Justiça a ao menos 15 ações movidas pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública, foi uma das patrocinadoras do “XXI Congresso Brasileiro de Magistrados”, realizado em Belém na semana passada.

Segundo a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), 16 patrocinadores pagaram cotas de cerca de R$ 50 mil. Além da Norte Energia, houve apoio de bancos, empresas da área de energia e confederações patronais.

A Norte Energia, responsável pela futura operação de Belo Monte, é composta por empresas públicas, como a Eletrobras, e privadas, como a Vale.

Participaram do evento 1.500 magistrados. A abertura teve show da cantora Fafá de Belém e, para o encerramento, estava prevista a banda Jota Quest.

A Norte Energia afirmou que o patrocínio a eventos é “uma prática da empresa, uma vez que entende a importância de integrar fóruns que contribuam para o debate sobre Belo Monte”.

O presidente da AMB, Nelson Calandra, afirma que não há conflito ético no apoio das empresas. “Isso não compromete a imparcialidade. As empresas não patrocinaram porque querem ser beneficiadas. É um espaço publicitário e elas resolvem colaborar para ganhar exposição de mídia”, diz o presidente da AMB.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade