Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

IDDD discute resgate da cidadania no cárcere

Por Frederico Vasconcelos

O IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa preparou um vídeo institucional sobre o “Projeto Educação para a Cidadania no Cárcere” (*).

Entre 2010 e 2011, trinta advogados voluntários ministraram 160 horas-aula em três unidades prisionais de São Paulo, envolvendo 125 educandos homens e mulheres.

Nessas reuniões, são levadas informações sobre o processo penal e discutidos conceitos como a função social da pena, a prisão provisória, o resgate da cidadania para pessoas privadas de liberdade. Os educandos aprendem como funciona o Estado e participam de um debate crítico sobre seus direitos e a realidade do sistema prisional.

O vídeo traz depoimentos de vários presos sobre a importância da educação na prisão  e a avaliação que eles fazem sobre as atividades desenvolvidas pelo IDDD.

“Uma das grandes angústias daquele que está privado de liberdade é a falta de informação”, diz a advogada Marina Dias, presidente do IDDD.

Hugo Leonardo e Isadora Fingermann são os diretores responsáveis do projeto, que tem consultoria pedagógica do Instituto Paulo Freire, apoio da Secretaria da Administração Penitenciária do Governo de SP e financiamento da Open Society Foundations

(*) http://www.iddd.org.br/

 

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade