Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Campanha pela retomada da urbanidade – 1

Por Frederico Vasconcelos

No último domingo (13/1), o site do Tribunal de Justiça de São Paulo reproduziu mensagem que o presidente da Corte, desembargador Ivan Sartori, divulgara no Facebook, tratando da questão do assédio moral, tema de comunicado inusitado publicado anteriormente no mesmo espaço.

No Facebook, Sartori recebeu mais de mil mensagens elogiosas.

Eis o texto da mensagem dirigida aos servidores:

Prezados Servidores:

Como sabido, tenho combatido, incansavelmente, o assédio moral interno. Tenho, ainda, feito de tudo para prestigiar o servidor. No entanto, não tenho visto com bons olhos as inúmeras reclamações do tratamento de servidores em relação ao público. Sei que se trata de uma minoria. Mas, o Judiciário de SP tem um nome por zelar. Nossa razão de existir é o jurisdicionado. Faço tudo que eu posso pelos funcionários. Mas, vou exigir também. A mão é de duas vias. Agradeço a todos que têm cumprido seu dever. Bom domingo!

Para alguns magistrados, que preferiam ver o tema tratado de forma reservada na intranet, a iniciativa de Sartori ainda não foi suficientemente esclarecida. A assessoria do tribunal informa que não houve um episódio isolado mais grave que tivesse gerado a mensagem. Não foram divulgados números sobre o aumento de reclamações.

A OAB-SP informa que pretende fazer um balanço sobre casos de assédio moral.

Consultada a respeito, a associação dos servidores ainda não se manifestou sobre o assunto.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade