Candidatos a Procurador-Geral da República começam a campanha nesta segunda-feira

Por Frederico Vasconcelos

Associação abre inscrições para lista tríplice; Gurgel pode disputar novo mandato

 

A partir da próxima segunda-feira (11/3), a Associação Nacional dos Procuradores da República começa a receber inscrições para a formação de lista tríplice com vistas à indicação de nomes para o cargo de Procurador-Geral da República. A escolha será feita pela presidente Dilma Rousseff.

As consultas serão realizadas até 30 dias do término do atual mandato do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. A eleição ocorrerá no dia 17 de abril. Se quiser, Gurgel poderá concorrer à indicação para um novo mandato.

Membros do Ministério Público Federal em atividade, maiores de 35 anos, poderão se candidatar, até o dia 15, mediante requerimento ao presidente da ANPR, Alexandre Camanho.

A campanha eleitoral acontece entre os dias 11 de março e 12 de abril, com debates previstos para os dias 2 de abril, em Brasília, e 10 de abril, em São Paulo.

Poderão votar membros do MPF, ativos e inativos, associados à ANPR. Não é preciso ser sócio da ANPR para concorrer.

A escolha do candidato é plurinominal, facultativa e secreta. Poderá ser feita em trânsito, mas o voto por procuração é proibido.

O pleito terá supervisão e apuração de uma comissão eleitoral composta por três sócios da entidade. A apuração será feita na sede da ANPR, localizada no prédio da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.