Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Vladimir Aras lidera indicação para o CNMP

Por Frederico Vasconcelos

Colégio de Procuradores da República elege lista tríplice para representante do MPF

 

O Procurador da República Vladimir Aras, da Bahia, foi o mais votado em lista tríplice para indicação de quem ocupará a vaga do Ministério Público Federal no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Aras obteve 499 votos. Sérgio Monteiro Medeiros, lotado na Procuradoria Regional da República de São Paulo recebeu 236 votos. João Carlos de Carvalho Rocha, Procurador Regional em Porto Alegre, 222.

Vladimir Aras nasceu em 1971, em Salvador (BA), é mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco e professor assistente de Processo Penal da Universidade Federal da Bahia. Atuou em várias investigações relevantes sobre crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Mantém um blog em que trata de de Justiça criminal, direitos humanos, lavagem de dinheiro, crime organizado, entre outros temas.

O resultado da votação foi anunciado no final desta quarta-feira pela Comissão Eleitoral e Apuradora, em Brasília.

Caberá ao Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, escolher o candidato que substituirá o conselheiro Mario Bonsaglia, em agosto. Ao ser reconduzido para um segundo mandato, em dezembro de 2011, Bonsaglia já anunciara que anteciparia em quatro meses sua saída do CNMP, para permitir que o novo representante do MPF tome posse junto com os demais integrantes do colegiado.

O indicado por Gurgel deverá ser sabatinado no Senado.

O Colégio de Procuradores da República conta com 1.030 membros. Votaram 685 eleitores (quórum mínimo exigido: 516). Apenas cinco anularam o voto.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade