Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Perfil das candidatas ao cargo de Gurgel

Por Frederico Vasconcelos

Procurador Celso Três acredita que Dilma Rousseff indicará uma mulher

A avaliação a seguir sobre o processo de escolha da lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral da República é de autoria de Celso Três, Procurador da República em Santa Catarina.

 

Teremos mais do quase mesmo. Com a candidatura de Ela Wiecko, anunciada na quinta-feira, concorrem quatro figuras que nunca marcaram posição distinta de Gurgel.

Digo ‘quase mesmo’, pois tenho certeza que, no âmbito da persecução penal contra o foro privilegiado (STF e STJ), sentiremos alteração.

Consenso que o o centralismo de Antonio Fernando e Roberto Gurgel nas ações penais contra políticos é nefasta. Traz prejuízos institucionais, sempre desgastando o Chefe da Instituição, seja quando atua com força –angariando a antipatia dos setores atingidos– bem assim quando, pelo excesso de atribuições, é tardio, a exemplo dos Senadores Demóstenes Torres e Renan Calheiros.

Tenho que o próximo PGR despersonalizará isso, distribuindo os feitos aos demais Subprocuradores-Gerais.

O perfil será mais de atuação na área dos direitos humanos, minorias, direitos sociais etc.

Dilma Rousseff deverá indicar uma mulher.

Nessa hipótese, observo quanto às candidatas:

a) Deborah Duprat: muito bom para o Executivo, perfil dos direitos humanos, minorias (índios, negros, homossexuais), menos ênfase na persecução criminal;

b) Ela Wiecko: diz-se que ela seria a PGR de Lula. Como houve vazamento à imprensa, sua indicação foi abortada e foi designado Cláudio Fonteles; igualmente perfil dos direitos humanos.

c) Sandra Cureau: hábil politicamente, esteve aliada com Geraldo Brindeiro, convolou para os atuais gestores. É indigesta para o governo eis que, na condição de Vice-Procuradora-Geral Eleitoral, teve forte atuação nas eleições, encetando medidas contra os abusos da campanha governista à presidência.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade