Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Uma cartilha para prevenir acidentes

Por Frederico Vasconcelos

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) lançou a “Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável”, com o objetivo de promover a cultura da prevenção de acidentes do trabalho.

A publicação, em quadrinhos, será distribuída a trabalhadores, empregadores e estudantes que se preparam para entrar no mercado de trabalho.

Segundo informa a entidade, o Brasil ocupa a quarta colocação no mundo em ocorrências fatais. Dados do Ministério da Previdência Social apontam para mais de 700 mil acidentes e quase três mil mortes, sem contar as subnotificações (quando a empresa não comunica o acidente) e as ocorrências com os trabalhadores não segurados (informais e servidores públicos).

Morrem, no Brasil, em média, nove trabalhadores por dia útil, uma pessoa em cada hora de trabalho.

“É preciso despertar para a gravidade do cenário de insegurança no mundo do trabalho. Os acidentes afetam trabalhadores, seus familiares, os empregadores e, não raro, podem atingir a coletividade, causando tragédias. E esses infortúnios decorrem invariavelmente da inobservância de condições de segurança no local de trabalho”, afirma a juíza do Trabalho Sandra Bertelli, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra.

A cartilha oferece noções básicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, orienta sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva e esclarece sobre a responsabilidade do empregador.   A tiragem inicial é de 70 mil exemplares.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade