Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Resistência ao saneamento da Justiça

Por Frederico Vasconcelos

A seguir, trechos do editorial do jornal “O Globo“, nesta sexta-feira (22/3), sobre o episódio que o jornal classificou como “corrosivo bate-boca” entre o “incisivo ministro Joaquim Barbosa” e o conselheiro Tourinho Neto, “controvertido desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília)”. Na pauta, ainda segundo o jornal, o “conluio pernicioso” entre o juiz João Borges de Souza Filho, do Piauí, e advogados.

(…)

Único a defender o juiz no CNJ, Tourinho Neto trocou dardos com Joaquim Barbosa, para quem há muitos juízes a serem “colocados para fora” da magistratura. Souza Filho foi punido com a pena máxima de aposentadoria compulsória, e pelo menos uma associação da corporação de juízes (Ajufe) agrediu a pessoa de Barbosa, usando o fato da vida pessoal do ministro de ele namorar uma advogada. (O nível do ataque dá a medida da resistência ao saneamento da Justiça.)

Se há muitos ou poucos juízes a serem expulsos dos tribunais, não se sabe. Mas é difícil não dar razão a Joaquim Barbosa no rigor com que ele conduz o CNJ no papel de zelador da ética na Justiça.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade