Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

CNMP investigará ex-procurador-geral do Rio

Por Frederico Vasconcelos

A Corregedoria Nacional do Ministério Público instaurou nesta terça-feira (2/4), reclamação disciplinar para apurar a conduta do ex-procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro Cláudio Lopes.

De acordo com o reportagem veiculada pela “Veja” na última sexta-feira (29/3), o procurador teria avisado ao deputado federal Eduardo Cunha sobre interceptação telefônica realizada em inquérito instaurado pela polícia civil do Rio de Janeiro para investigar esquema de sonegação fiscal.

Segundo informa a assessoria de imprensa do Conselho Nacional do Ministério Público, de acordo com o despacho do corregedor nacional, Jeferson Coelho, “a conduta, como narrada, se verdadeira, pode configurar, em tese, violações aos deveres funcionais previstos na Lei Complementar nº 106/2003, cabendo ao Conselho Nacional, nos termos previstos no artigo 130-A, § 2º, inciso III, e § 3º, inciso I, da Constituição Federal, atuar no controle disciplinar dos membros do Ministério Público”.

No documento, o corregedor determina ainda que Cláudio Lopes apresente, no prazo de dez dias, informações sobre os fatos narrados pela reportagem.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade