Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Nos EUA, grupo cria banco de dados de juízes e “seminários” patrocinados por empresas

Por Frederico Vasconcelos

O texto a seguir foi enviado por Marcelo Soares, editor do blog “Afinal de Contas“,  publicado na Folha (*). O jornalista é um aficionado por informações públicas, em forma de planilhas e outros bancos de dados, além de leitor atento de reportagens sobre o Judiciário.

 

O Center for Public Integrity, grupo independente que produz reportagens investigativas sobre conflitos de interesse do poder público nos Estados Unidos, publicou uma reportagem especial e um banco de dados sobre “seminários” para juízes, patrocinados por empresas privadas.

O grupo coletou listas de participantes e de patrocinadores de mais de 100 seminários ditos de atualização, frequentados por 185 juízes, entre 2008 e 2012.

Os custos de viagem, estadia e alimentação dos juízes, além da organização dos seminários, foram pagos por empresas como a Dow Chemical (em 47 deles) e a AT&T (em 45).

Como a lei americana não exige, o Center for Public Integrity não conseguiu determinar quanto cada empresa bancou.

A reportagem, de Chris Young, está disponível em http://www.publicintegrity.org/2013/03/28/12368/corporations-pro-business-nonprofits-foot-bill-judicial-seminars 

De qualquer maneira, o grupo criou um banco de dados mostrando quais juízes foram a quais seminários bancados por quais empresas. Assim, qualquer interessado em verificar possíveis conflitos de interesse pode cruzar os dados.

O banco está disponível neste link: http://www.publicintegrity.org/2013/03/28/12349/find-judge

 

(*) http://afinaldecontas.blogfolha.uol.com.br/

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade