Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Supremo julga inquéritos contra N.C.

Por Frederico Vasconcelos

Mantendo o sigilo imposto pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Cezar Peluso, regra revogada nesta quarta-feira (10/4), o Blog informa que o STF deverá julgar hoje dois inquéritos contra N.C.

O relator da matéria penal envolvendo o investigado N.C. é o ministro Gilmar Mendes. Os inquéritos foram autuados em 2011 (*).

Mendes foi um dos derrotados ao votar pela manutenção do sigilo do nome dos envolvidos em inquéritos e ações penais no STF.

Foram também favoráveis ao privilégio às autoridades os ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e José Antonio Dias Toffoli.

Votaram para derrubar a regra os ministros Marco Aurélio, Ayres Britto (votou anteriormente), Celso de Mello, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Teori Zavascki e Joaquim Barbosa.

A propósito, o investigado N.C. [foto] vem a ser o ex-governador e deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG), cujo nome consta no andamento de um dos processos, ao registrar a apresentação das contrarrazões.

(*) Inq. 3102 e 3141

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade