Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Violência contra a mulher: Tribunal de Justiça do Espírito Santo lança botão do pânico

Por Frederico Vasconcelos

O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) lançou nesta segunda-feira (15/4) uma ferramenta para proteção das mulheres vítimas de violência: o Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), batizado de botão do pânico.

O juiz auxiliar Álvaro Kalix, do Conselho Nacional de Justiça, participou do lançamento, na sede do TJ-ES, e destacou a importância do instrumento.

Kalix explicou que o botão do pânico é um dispositivo eletrônico, constituído por GPS e mecanismo para a gravação de áudio.

Uma vez pressionado o botão, a central da Guarda Municipal recebe uma chamada.

Além de auxiliar na prevenção da violência, o equipamento também poderá ser útil para a produção de provas em eventual processo criminal.

Na cerimônia, cinco mulheres beneficiadas por medidas protetivas receberam o dispositivo. Outras 100 deverão recebê-lo até o fim deste mês, informa a assessoria de imprensa do CNJ.

A Guarda Municipal informou que colocou à disposição do sistema quatro viaturas para atender exclusivamente às vítimas de violência doméstica e familiar.

O Espírito Santo é o estado com maior índice de violência contra a mulher.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade