Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Engenho e arte na lavagem de dinheiro

Por Frederico Vasconcelos

O jornal “The New York Times” publica na edição de domingo (12/5) reportagem de Patricia Cohen sobre a lavagem de dinheiro por meio de obras de arte.

O texto destaca o trabalho dos investigadores federais para que retorne ao Brasil o quadro “Hannibal”, do artista norte-americano Jean-Michel Basquiat. Procedente de Londres, a tela é uma das 12 mil peças da coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira. É apontada como um dos exemplos do uso de obras de arte para ocultar lucros ilícitos e transferências ilegais ao exterior.

O artigo menciona o livro “Money Laundering Through Art: A Criminal Justice Perspective“, lançado pelo juiz Fausto Martin De Sanctis, que julgou o caso do ex-dirigente do Banco Santos.

Na apresentação da obra lançada em março, os editores (Springer) anotam que, infelizemente, os investigadores, promotores, juízes e agências reguladoras na maioria dos países não estão preparados para detectar, investigar e julgar esse tipo de atividade criminosa. Além disso, a legislação internacional e os tratados envolvendo o mundo das artes contém muitas brechas que permitem a lavagem de volumosas somas de dinheiro.

 

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade