Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Debate: unidade e autonomia no MPF

Por Frederico Vasconcelos

Na série de “Entrevistas coletivas“, o Blog convida o leitor a opinar sobre a decisão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de dispensar a subprocuradora Deborah Duprat do cargo de vice-procuradora-geral, o segundo mais importante na hierarquia do Ministério Público Federal.

Os comentários mais relevantes, com identificação dos autores, poderão ser publicados como post.

Segundo a Folha informou, Duprat divergiu publicamente de posição tomada por Gurgel no julgamento do projeto que inibe a criação de novos partidos.

“Se houvesse conflito apenas de duas partes entre si, eu me conservaria calada. Mas acredito que esse é um importante e perigoso precedente. Me preocupa a preservação do espaço democrático de decisão”, afirmou Duprat quando Gurgel estava fora do país.

Duprat também discordou de Gurgel na questão da criação de novos Tribunais Regionais Federais. O PGR era contra, Duprat se mostrou favorável.

Para Gurgel, segundo informou o site “Consultor Jurídico“, “um dos princípios institucionais do Ministério Público é a unidade. E, infelizmente, com alguma frequência, privilegia-se exclusivamente a independência esquecendo que a instituição tem que ter uma posição observando também esse princípio da unidade. Isso acontece e é conveniente que todos os princípios sejam ponderados”, afirmou.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade