Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Vandalismo versus truculência

Por Frederico Vasconcelos

Do editorial da Folha, na edição deste sábado (15/6), sob o título “Agentes do caos”:

A Polícia Militar do Estado de São Paulo protagonizou, na noite de anteontem, um espetáculo de despreparo, truculência e falta de controle ainda mais grave que o vandalismo e a violência dos manifestantes, que tinha por missão coibir.

Sobre as agressões sofridas por jornalistas:

(…) Como qualquer cidadão, eles não poderiam ser atacados por policiais cuja ação não parecia obedecer a qualquer plano ou estratégia. Há uma razão adicional para a força policial não tomar jornalistas por alvo: o trabalho da imprensa oferece um testemunho expurgado do radicalismo sectário que se impregnou nas manifestações contra o aumento de tarifas.

Segundo reportagem da Folha, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que São Paulo tem “a melhor polícia do Brasil” e, atribuindo a violência aos manifestantes, disse que “não é possível permitir atos de vandalismo” e que “a polícia tem o dever de preservar o direito de ir e vir”.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade