Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Rejeição da PEC 37 e desafios do MP

Por Frederico Vasconcelos

“O Ministério Público e a sociedade brasileira alcançaram, na noite de 25 de junho de 2013, uma de suas maiores vitórias. Se a Constituinte de 1988 foi um marco na história da instituição, a derrubada da PEC 37, praticamente por unanimidade, representou a efetiva parceria entre ela e o povo brasileiro, em demonstração firme, indiscutível, de que a sociedade quer sistemas mais modernos e vibrantes de investigação criminal, em especial no enfrentamento da corrupção, dos crimes do colarinho branco e das organizações criminosas”.

A avaliação é de um grupo de promotores de Justiça de São Paulo (1), em artigo sob o título “É hora de o MP fomentar investigação contra corrupção“, publicado no site “Consultor Jurídico” (2).

“Garantido o instrumento da investigação criminal em defesa da sociedade, cabe-nos trabalhar pelo Brasil. É momento de reconhecer equívocos, identificar e corrigir imperfeições. Cabe atingir um futuro próximo que quer (e sonha ter) um Ministério Público vibrante, aparelhado e profissional, com os ideais renovados. É momento de celebrar novas parcerias com as instituições públicas e ao mesmo tempo preservar a independência necessária para as ações que estão por vir. É hora de agradecer ao povo brasileiro, todos os dias e em todas as frentes de trabalho. É hora de retribuir a voz das ruas”.

(1) Promotores de Justiça José Reinaldo Guimarães Carneiro (São Paulo), André Luiz dos Santos (São Vicente), Cássio Roberto Conserino (capital), Flávio Okamoto (Barretos), Luciano Gomes de Queiroz Coutinho (Piracicaba), Rafael Abujamra (Marília), Silvio de Cillo Leite Loubeh (São Vicente) e Tomás Busnardo Ramadan (I Tribunal do Júri da capital).

(2) http://www.conjur.com.br/2013-jul-05/hora-ministerio-publico-fomentar-investigacoes-corrupcao

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade