Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

OAB-SP recebe prédio da Auditoria Militar

Por Frederico Vasconcelos

A OAB SP receberá oficialmente no dia 5/8 o prédio da 2ª. Auditoria Militar (*), considerado um dos símbolos da repressão política. O imóvel será transformado no “Memorial da Luta pela Justiça – Advogados Brasileiros contra a Ditadura”.

O prédio sediará a Comissão da Verdade da OAB SP e o Núcleo de Preservação da Memória. Segundo informa a OAB-SP, a iniciativa tem apoio da Comissão da Verdade Estadual Rubens Paiva, da Comissão da Verdade Municipal Vladmir Herzog e do Ministério Público Federal .

O imóvel que pertence à Superintendência de Patrimônio da União será destinado à OAB SP por contrato de cessão pela duração de 20 anos, renováveis pelo mesmo período.

“Vamos manter a memória do que ali aconteceu e as dificuldades por que passaram advogados, mas que resistentemente batalharam pela defesa dos presos e resistiram contra o poder ditatorial”, diz o presidente da Comissão da Verdade da OAB SP e ex-presidente da OAB, Mário Sérgio Duarte Garcia.

O vice-presidente da Comissão da Verdade da OAB SP, Belisário dos Santos Júnior, classifica a entrada no prédio  como sendo uma  “transgressão democrática”: “O prédio da Justiça Militar abrigou tanta injustiça, houve até tortura, advogados tiveram prerrogativas violadas. Agora, vamos substituir tudo isto pelo ´Memorial da Luta pela Justiça´, o que começa pela cidadania, com as mulheres e homens de bem, os velhos e novos democratas, enfim, a cidadania entrando no prédio da Auditoria Militar e tomando este espaço, fazendo algo sério e de acordo com o Direito e a cidadania e com as normativas internacionais. Vamos construir um espaço de memória e de Justiça de verdade”.

(*) Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 1249.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade