Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Quem substitui Gurgel na ação do mensalão

Por Frederico Vasconcelos

Conselho Superior do MPF elegerá na próxima terça-feira o Procurador-Geral interino.

 

O Conselho Superior do Ministério Público Federal realizará sessão na próxima terça-feira (13/8), quando os novos conselheiros tomarão posse e elegerão o (a) novo (a) vice-presidente do órgão. Ou seja, escolherão quem será o Procurador-Geral da República interino a partir do próximo dia 16, um dia depois de Roberto Gurgel deixar o cargo.

A demora da presidente Dilma Rousseff para indicar o substituto de Gurgel –a lista tríplice foi enviada em abril– deverá deixar novamente acéfala a Procuradoria Geral da República. Foram eleitos pelos membros do MPF os sub-procuradores Rodrigo Janot, Ela Wiecko e Deborah Duprat. O indicado por Dilma ainda terá que ser sabatinado no Senado.

Ou seja, um PGR interino deverá participar das sessões de julgamento dos recursos [embargos] da ação penal do mensalão, previsto para começar no próximo dia 14.

Com o término do mandato de Gurgel, criou-se um impasse. Pela lei orgânica do MPF, assume o vice-presidente do Conselho Superior. Foi assim em 2011, quando a subprocuradora-geral Deborah Duprat ficou no cargo por um mês.

Em junho último, Gurgel demitiu Duprat, que divergira publicamente no julgamento do projeto que inibe a criação de novos partidos.

O mandato da atual vice-presidente do Conselho, Maria Caetana Cintra Santos, termina no próximo dia 11.

Até ontem, quando ainda não havia sido definido se haveria sessão extraordinária para eleger o novo vice-presidente do Conselho, especulava-se no MPF se o cargo poderia ser assumido interinamente pelo corregedor-geral do MPF, Eugênio Aragão. Houve quem levantasse a hipótese de assumir o decano, o ex-procurador-geral Geraldo Brindeiro.

 
Obs. Texto corrigido em 8/8

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade