Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Juízes mineiros querem eleição direta

Por Frederico Vasconcelos

Mais de 400 magistrados mineiros aprovaram proposta da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) de eleições diretas para escolha do corpo diretivo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A proposta defende alteração regimental, a ser aprovada pelo Pleno do Tribunal, com a inclusão dos juízes na votação para a escolha do presidente do TJ-MG, do segundo e terceiro vice-presidentes e do corregedor geral de Justiça.

Eles propõem ainda a extensão da elegibilidade, dos atuais cinco desembargadores mais antigos (tempo de magistratura), a todos os desembargadores integrantes do Pleno (no total de 130).

“Entendemos que democracia é, sem demérito algum à direção do Tribunal, ouvir e partilhar visões e experiências e é também, ao final, decidir e gerenciar melhor, sempre com participação efetiva de todos os juízes. As deliberações assinaladas foram, intensa e democraticamente, debatidas e aprovadas e refletem o pensamento e a vontade majoritária da magistratura mineira”, diz trecho do documento encaminhado ao presidente do TJ-MG, desembargador Joaquim Herculano, pelo presidente da Amagis, Herbert Carneiro.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade