Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

STF apura suspeita de doação simulada

Por Frederico Vasconcelos

Inquérito envolve senador Clésio Andrade e sua mulher, presidente do TCE-MG.

 

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, determinou o desmembramento de inquérito que apura a suspeita de desvio de dinheiro público pelo senador Clésio Soares de Andrade (PMDB-MG), presidente da Confederação Nacional dos Transportes (*).

O inquérito trata da suspeita de simulação de uma doação de R$ 1,2 milhão pela CNT à Santa Casa de Misericórdia do município de Três Pontas (MG) na gestão da então prefeita Adriene Barbosa de Faria Andrade, mulher do senador.

Ela é a atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

A CNT deverá fornecer documentos que comprovem a doação pelo Sest/Senat e as deliberações que autorizaram convênio glosado pela Controladoria Geral da União (CGU).

Cópia do inquérito será remetida ao Superior Tribunal de Justiça para investigar os atos da então prefeita de Três Pontas.

A presidente do TCE-MG deverá indicar o responsável pelo acompanhamento da execução das obras; o motivo da inexistência de documentação comprobatória e a empresa contratada.

O Blog enviou pedido de informações ao gabinete do senador mineiro na última sexta-feira e aguarda eventual manifestação do presidente da CNT.

(*) Inquérito 3.702

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade