Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Anatomia da Reportagem

Por Frederico Vasconcelos

A convite dos organizadores do “II Salão Nacional do Jornalista Escritor”, o editor deste Blog autografa nesta sexta-feira (6/9) o livro “Anatomia da Reportagem – Como Investigar Empresas, Governos e Tribunais“, editado pela Publifolha.

O evento será às 19h no Memorial da América Latina – Portão 12 – Auditório Simon Bolivar (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo).

O salão foi idealizado pelo jornalista e escritor Audálio Dantas, eleito Intelectual do Ano pela UBE – União Brasileira de Escritores.

Nesta segunda edição, o salão reunirá quase 70 jornalistas escritores. Haverá bate-papo com o público, entrevistas e sessões de autógrafos (*).

Será um prazer reencontrar leitores do Blog.

 

Data maxima venia, eis trechos da apresentação do livro e comentários sobre a obra.

 

“Estudantes de jornalismo, profissionais e leitores interessados pelo tema poderão conhecer a fundo os bastidores de uma reportagem investigativa. “Anatomia da Reportagem“, livro editado pela Publifolha, narra episódios reais vividos por Frederico Vasconcelos na apuração e redação de reportagens sobre algumas das maiores organizações privadas e governamentais do Brasil.

O autor expõe os interesses que entram em conflito dentro e fora da redação desde a sugestão da pauta até a publicação do texto. Mostra que a reportagem investigativa é um esforço coletivo que envolve profissionais de diferentes áreas da empresa jornalística. E que, sobretudo, trata-se de um trabalho que exige rigor e disciplina do repórter na obtenção e no trato da informação. (Folha Online)

 

Em “Anatomia da Reportagem“, o autor compartilha sua metodologia de apuração e edição e expõe as engrenagens do jornalismo. Assina uma reportagem sobre suas reportagens. Com elas, Vasconcelos tornou públicas informações que o poder queria manter em sigilo. No livro, os leitores ganham novamente, ao conhecer os “segredos” do trabalho de um grande repórter.  (Mário Magalhães, ex-ombusman da Folha de S.Paulo e autor do livro “Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo” – Companhia das Letras)

 

“Frederico Vasconcelos é mais do que um repórter extraordinário. É um dos que mais ousam transitar pelos terrenos minados e titular no primeiro time do jornalismo. Anatomia da Reportagem só poderia ser o que é: além de útil para jornalistas, uma reportagem muito reveladora para os leitores de jornal.”  (Janio de Freitas, colunista da Folha de S.Paulo)

 

(*) Informações gerais sobre o Salão: (11) 5576-5600

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade