Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

TRT gaúcho consulta juízes para eleição

Por Frederico Vasconcelos

Iniciativa “é um avanço no processo de democratização”, afirma presidente.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região [Rio Grande do Sul] decidiu consultar os juízes de primeiro grau em relação aos candidatos a presidente e vice-presidente do tribunal, como também para diretor e vice-diretor da Escola Judicial.

“A consulta aos juízes é um avanço no processo de democratização do TRT”, declarou a presidente do órgão, Maria Helena Mallmann.

A alteração do regimento interno, que permitirá a participação dos juízes na escolha, atende a pedido da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV).

A iniciativa tem caráter apenas consultivo e será realizada para as eleições deste ano, marcadas para 6 de outubro. O Tribunal Pleno disponibilizou cinco nomes de juízes membros do tribunal elegíveis para os cargos de presidente e vice-presidente: Ana Luiza Heineck Kruse, Cleusa Regina Halfen, Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo, Ricardo Carvalho Fraga e Luiz Alberto de Vargas.

Para as funções de diretor e vice-diretor da Escola Judicial, foram indicados Ricardo Carvalho Fraga, José Felipe Ledur, Luiz Alberto de Vargas, Beatriz Renck, Carmen Izabel Centena Gonzalez e Alexandre Corrêa da Cruz.

“Esta mudança tem enorme significado para a magistratura brasileira, pois, pela primeira vez no País, temos a concreta possibilidade de que todos os juízes tenham voz no momento de escolha dos seus representantes à frente de um Tribunal”, disse o juiz Daniel Nonohay, presidente da Amatra IV.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade