Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Eliana atuará em comitê da ONU contra o crime

Por Frederico Vasconcelos
A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomou posse nesta segunda-feira (21/10) como secretária-geral do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime, da Organização das Nações Unidas (ONU).
O comitê funcionará sob a presidência do ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo informa o STJ, a missão principal do comitê é a elaboração de estudo sobre a situação da violência na América Latina, cujo relatório final será apresentado no 13º Congresso da ONU sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal em 2015, em Doha, no Qatar.
A ministra Eliana Calmon elogiou a iniciativa da ONU de “voltar seus olhos para a América Latina” e destacou a importância de tratar a violência e a delinquência como fenômenos que vão além das fronteiras dos estados nacionais.
“Nossas realidades são muito semelhantes na América Latina, com índices alarmantes de violência, sobretudo em função do tráfico de drogas. Por isso, é necessário um plano continental de enfrentamento da criminalidade”, disse.
A cerimônia de instalação do comitê contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; do diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Leandro Daiello; do ministro da Suprema Corte de Justiça da Argentina Raúl Zaffaroni; do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos Vinicius Furtado Coêlho, e do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino.
O comitê funcionará no âmbito do Instituto das Nações Unidas para América Latina e Caribe para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (Ilanud), órgão sediado em San José, na Costa Rica, e vinculado ao escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC).

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade