Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Advogados avaliam a mídia no mensalão – 3

Por Frederico Vasconcelos

Kakay: Houve execração pública durante meses; a mídia foi extremamente agressiva.

A seguir, trechos da entrevista com o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), defensor do réu José Eduardo Cavalcanti de Mendonça [Duda Mendonça, absolvido], publicada no livro “AP 470 – Análise da intervenção da mídia no julgamento do mensalão a partir de entrevistas com a defesa”.

 

(…) À mídia interessa casos que tenham grandes escândalos.

(…) O pior juiz que existe é o juiz covarde, o juiz que condena por uma pressão de mídia.

[Sobre a publicidade pela TV Justiça]: Eu acho que essa publicidade é claramente ilegal e inconstitucional e atenta contra a dignidade da pessoa humana.

(…) Entendo que há uma execração pública durante meses das pessoas que estão sendo julgadas. Meus clientes mesmo foram absolvidos, agora, o que eles passaram, o que eles sofreram, a exposição que tiveram nesse período não volta, é impossível.

Em nenhum país do mundo há televisionamento de processo penal como aqui.

A mídia foi extremamente agressiva. Ministro sendo ofendido porque teve a dignidade e a coragem de defender sua posição no julgamento. Sei de casos de advogados ofendidos no momento de votar em São Paulo.

Eu duvido que boa parte da imprensa vá fazer essa reflexão, nós tivemos pouquíssimos jornalistas, como o Janio de Freitas, que fez essa reflexão durante o julgamento. Não tenho a menor dúvida que a mídia agiu de forma opressiva, contra o direito do cidadão, não só contra o meu cliente, mas contra outros réus.

(…) Houve um verdadeiro massacre em relação à honra das pessoas, elas não podiam ir a restaurante, andar de avião, isso não é direito, não é judiciário, não é justiça.

O que mais atrapalha tanto o juiz quanto o advogado é a vaidade.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade