Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Advogados avaliam a mídia no mensalão – 7

Por Frederico Vasconcelos

Castellar Guimarães: Pressão da imprensa joga por terra diversas garantias.

 

A seguir, trechos da entrevista com o advogado Castellar Modesto Guimarães Neto, defensor do réu Cristiano de Mello Paz, publicada no livro “AP 470 – Análise da intervenção da mídia no julgamento do mensalão a partir de entrevistas com a defesa”.

 

(…) Na prática, sobretudo nos casos de maior repercussão, o que temos constatado é que o judiciário tem sofrido inúmeras pressões externas, principalmente da imprensa. Em diversos casos, fica evidente que o Poder Judiciário busca simplesmente dar uma satisfação aos anseios populares, em detrimento da blindagem que nós tanto gostaríamos que se mantivesse preservada.

Por incrível que pareça, embora nós tenhamos garantias como o contraditório e o devido processo legal, que em tese nos asseguram um procedimento muito mais benéfico ao jurisdicionado, a pressão da imprensa acaba jogando por terra diversas dessas garantias.

A liberdade da imprensa é um dos fatores preponderantes da democracia, assim como a independência do Poder Judiciário. Esta última, no entanto, deve prevalecer, qualquer que seja a hipótese.

[Sobre a “opressão publicitária da mídia”]: (…) Ficou a sensação de que o julgamento já se iniciou com um resultado definido. Posso dizer com absoluta tranquilidade que várias provas produzidas pela defesa foram simplesmente ignoradas pelo relator, no seu voto.

 

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade