Fábio Prieto vai presidir o TRF-3

Por Frederico Vasconcelos

O Tribunal Regional Federal da 3a. Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) elegeu nesta quarta-feira (27/11) o Desembargador Federal Fábio Prieto para presidir a Corte no biênio 2014-2016.

Foram 34 votos para o Presidente eleito e um em branco (97,14% dos votos).

Na mesma sessão, foi escolhida a Desembargadora Federal Cecília Marcondes para o cargo de vice-presidente. A Desembargadora Federal Salette Nascimento foi eleita Corregedora-Regional.

Segundo informa a assessoria de comunicação, o presidente eleito é formado pela Universidade Católica de Santos. Foi  advogado e membro do Ministério Público do Estado de São Paulo antes de prestar concurso e tomar posse, em 1991, como juiz federal.

Em 1989, quando atuava como promotor na cidade de Santos, obteve o 1º lugar no concurso “Melhor Arrazoado Forense”, promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça e pela Associação Paulista do Ministério Público do Estado de São Paulo com trabalho na área de mandado de segurança.

Em 1998, aos 36 anos, foi nomeado desembargador federal, tornado-se o primeiro juiz federal concursado a ser promovido..

Ocupa, desde 2012, o cargo de corregedor-regional da Justiça Federal da 3ª Região.