Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Advogados avaliam a mídia no mensalão – 12

Por Frederico Vasconcelos

Yarochewsky: Tomamos conhecimento das acusações pelo jornal.

 

A seguir, trechos da entrevista com o advogado Leonardo Isaac Yarochewsky, defensor da ré Simone Reis Lobo de Vasconcelos, publicada no livro “AP 470 – Análise da intervenção da mídia no julgamento do mensalão a partir de entrevistas com a defesa”.

 

Da relação da mídia com o Poder Judiciário, eu acho que alguns acabam temendo o Judiciário. Talvez dos três poderes, o Judiciário seja o menos vigiado, o menos atacado pela mídia. A mídia ataca o Executivo, o Legislativo, mas quanto ao Judiciário ela tem um certo temor, eu não sei o porquê.

Acho que a imprensa deveria ser autoregulada, eu acredito na conscientização. Não é criando tipos penais que vamos resolver o problema.

[Sobre os riscos de juízes se aproveitarem da repercussão midiática]: Nós advogados tomamos conhecimento das acusações pelo jornal, pela televisão, vivemos dando entrevista. É uma coisa terrível. Nós temos que respeitar o Ministério Público, mas os abusos que vêm sendo cometidos, inclusive escondendo informações, tratam os advogados como inimigos e saem candidatos a cargos políticos. No judiciário isso ocorre também. Não quero generalizar, mas que existe, existe.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade