Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Advogados avaliam a mídia no mensalão – 14

Por Frederico Vasconcelos

Luís Telesca Mota: É normal e necessário que a mídia faça pressão.

A seguir, trechos da entrevista com o advogado Luís Maximiliano Leal Telesca Mota, defensor da ré Anita Leocádia Preira da Costa [absolvida], publicada no livro “AP 470 – Análise da intervenção da mídia no julgamento do mensalão a partir de entrevistas com a defesa”.

 

 

É normal que a mídia faça pressão e, além de normal é necessário que exerça. O melhor dos mundos seria que a mídia, além de exercer pressão, destinasse o mesmo espaço aos contrapontos.

Mudou a velocidade da mídia e a exposição que os julgadores dão as suas decisões. (…) Entendo que hoje os julgadores estão muitos afeitos à exposição. Creio que há, no ponto, demasia, mas ela também é frutodo nosso tempo, no qual há fatores como excesso de informação e superexposição.

[Perguntado sobre se há conflito de poderes entre imprensa e judiciário]: Não há conflito nenhum, pois a imprensa não é poder.

Acredito que possamos caminhar para uma maior responsabilização da mídia sim, mas sem perder de vista que a liberdade de imprensa é um avanço civilizatório.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade