Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Nalini recebe Joaquim Barbosa no TJ-SP

Por Frederico Vasconcelos

Nalini e BarbosaO presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, profere palestra sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), nesta segunda-feira (9/12), às 11 horas, no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

O sistema, desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e diversos tribunais, é uma solução tecnológica que passa a tramitação de processos do meio físico para o virtual.

Segundo informa a assessoria de imprensa do CNJ, o ministro será recebido no Tribunal pelo presidente eleito para o biênio 2014/2015, desembargador José Renato Nalini.

A conselheira do CNJ Deborah Ciocci também acompanhará a visita à Corte paulista.

O PJe já é utilizado em mais de 850 varas do país. Atualmente todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) utilizam a ferramenta, além do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e dos Tribunais de Justiça de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Mato Grosso, do Maranhão, de Minas Gerais e de Roraima.

No VII Encontro Nacional do Judiciário, realizado em novembro, o presidente do CNJ conclamou os presidentes de todos os tribunais a adotarem o PJe. A ferramenta é mais econômica, pois o código fonte é da União, além de moderna, eficiente e capaz de fazer frente à demanda processual de toda a Justiça.

Segundo o ministro Joaquim Barbosa, o PJe é a saída para se lidar com o excesso de processos que tramitam na Justiça: 92 milhões, segundo as estatísticas de 2012, do Justiça em Números.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade