Frederico Vasconcelos

Interesse Público

 -

Repórter especial, trabalha na Folha desde 1985. No blog, reúne textos investigativos, aborda gastos públicos, política nacional e judiciário.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Oligarquias regionais e capitulação de PGRs

Por Frederico Vasconcelos

Sarneys
Em artigo sob o título “Federação falsificada”, na edição da Folha neste sábado (11/1), Oscar Vilhena Vieira cita o exemplo do caos penitenciário no Maranhão de José Sarney para lembrar como “ao longo do tempo as oligarquias regionais se especializaram em obter vantagens do poder central, inclusive a vantagem de não serem incomodadas nos limites de suas jurisdições, em troca de apoio e sustentabilidade política aos governantes de plantão em Brasília”.

“As masmorras de Roseana, como outras masmorras espalhadas pelo país, demonstram não apenas o baixíssimo compromisso que boa parte dos governadores brasileiros tem em relação aos padrões civilizatórios mínimos estabelecidos pelos direitos humanos, como também denunciam a própria incapacidade do poder central de lidar com o arbítrio, a negligência e os abusos dos governos locais”, afirma o colunista.

Segundo Vieira, “a capitulação de Procuradores Gerais da República em crises anteriores –em especial no Espírito Santo–, seguidas de cordiais ofertas de apoio por parte do governo federal (FHC e Lula), tem servido de forte incentivo para que governadores continuem empurrando com a barriga suas obrigações de garantir o direito à segurança dos cidadãos, dentro dos estritos limites do Estado de Direito”.

Blogs da Folha

Categorias

Sites relacionados

Publicidade
Publicidade
Publicidade